Calendário de Defesas

DOUTORADO 

Carolina Arouca Gomes de Brito

“Antropologia de um jovem disciplinado: A trajetória de Darcy Ribeiro no Serviço de Proteção aos Índios (1947-1956)”

Resumo: O objetivo desta tese é analisar a formação e a atuação institucional de Darcy Ribeiro no âmbito da questão indígena nacional. O recorte cronológico definido para esse estudo justifica-se por ser o período exato que ele esteve vinculado ao Serviço de Proteção aos Índios (1947-1956). Entendo sua atividade antropológica no SPI como uma importante contribuição para a formação de um campo de análise acerca do indígena brasileiro. Fundamento esse argumento contrapondo outro recorrente sobre a sua trajetória: o de que ele nunca almejou carreira acadêmica por produzir ciência fora da academia. Ao analisar a documentação de seu arquivo pessoal e suas inserções acadêmicas e profissionais desse período, pude mapear o interesse de sua inserção no campo científico a partir da produção de artigos para revistas especializadas, de participações em congressos da área e em concursos para universidades. Isso se evidenciou particularmente na correspondência com o antropólogo alemão Herbert Baldus, que caracterizou o que passei a denominar como uma orientação de longa duração, na qual esses projetos acadêmicos se revelaram e também o papel do SPI neles. Proponho, ainda, uma análise acerca das principais teses e diagnósticos de Darcy Ribeiro ao longo de sua atuação como antropólogo, sobretudo em relação à temática da queda demográfica e da saúde do indígena brasileiro no período. Por fim, dedico minha análise à atuação institucional de Darcy Ribeiro, tanto no âmbito do SPI, quanto na elaboração de políticas públicas de assistência ao indígena brasileiro.
Palavras-chaves: Darcy Ribeiro. Antropologia indígena. SPI.

Orientadora: Profa. Dra. Nísia Trindade Lima (PPGHCS/COC/FIOCRUZ)

Data: 16 de outubro de 2017
Horário: 09:30hs
Local: Sala 401 do Prédio da Expansão do Campus da Fiocruz


 

map 

Av. Brasil, 4036 - 4º andar - Sala 420 . CEP 21040-361 – Manguinhos Rio de Janeiro – RJ.
Tel.: (+ 55    21) 3882-9093; 3882-9095; 3882-9096 ou 3882-9170 
Tel/Fax: (+ 55 21) 2590-5192
Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Todo o conteúdo do Portal COC pode ser copiado, distribuído, exibido e reproduzido livremente, para fins não comerciais, desde que seja citada a fonte. A utilização para fins comerciais está sujeita a uma licença da COC/Fiocruz