Ir para o conteúdo

Tamara Rangel Vieira

Possuo graduação em História pela UFF (2004), com mestrado (2007) e doutorado (2012) em História das Ciências e da Saúde pela Casa de Oswaldo Cruz (COC)/ Fiocruz, período de bolsa sanduíche no Centro de Ciencias Humanas y Sociales do Consejo Superior de Investigaciones Cientificas (CCHS - CSIC) de Madri (2011) e pós-doutorado com bolsa PAPD da Faperj, pela Casa de Oswaldo Cruz (COC)/Fiocruz. Sou pesquisadora do Departamento de Pesquisa em História das Ciências e da Saúde (DEPES) da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz e professora do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde (PPGHCS - COC). Minhas áreas de ensino e pesquisa são: história da medicina e da saúde pública no Brasil (século XX), institucionalização das ciências no Brasil (século XX), relações nação-região e pensamento social brasileiro.

Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Grupos de pesquisa do CNPq: 
Pensamento social, saúde e territórios urbanos e rurais

Linhas de pesquisa no Programa: 
História das Ciências Biomédicas
História das Políticas, Instituições e Profissionais em Saúde 

Publicações de destaque:

VIEIRA, Tamara Rangel; COE, Agostinho Júnior H. "As relações nação-região e os espaços de fronteira no processo de institucionalização das ciências e da saúde no Brasil". Dossiê na Revista Outros Tempos. São Luiz: UEMA, 2020. 

LIMA, Nísia Trindade ; Rangel Vieira, Tamara . The Sertão and Its Representations. Oxford Research Encyclopedia of Latin American History. 1ed.: Oxford University Press, 2020, v. , p. 1-22.

LIMA, Nísia Trindade ; VIEIRA, Tamara Rangel. Brasília - uma cidade modernista no sertão. In: Fernanda Arêas Peixoto; Adrián Gorelik. (Org.). Cidades sul-americanas como arenas culturais. 1ed.São Paulo: Edições SESC São Paulo, 2019, v. 1, p. 248-263.

VIEIRA, Tamara Rangel; LIMA, Nísia Trindade . Uma vitrine para os médicos do sertão: a Revista Goiana de Medicina e a doença de Chagas em Goiás (1955-1962). REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA (IMPRESSO), v. 37, p. 163-186, 2017.

VIEIRA, Tamara Rangel. "A união faz a força": a Associação Médica de Goiás e os desafios da medicina no sertão (1950-1960). In: Sônia Maria de Magalhães; Leicy Francisca da Silva; Roseli Martins Tristão Maciel. (Org.). Histórias de doenças: percepções, conhecimentos e práticas. 1ed.São Paulo: Alameda, 2018, v. 1, p. 363-384.

Documentos, Manuais e Resoluções

Manual do Aluno

Formato de encadernação de teses e dissertações

Normas ABNT atual

Modelo de dissertação/tese

Resolução Interna para Apoio de Discentes e Pós-Doutorandos em Eventos (Nacionais E Internacionais) e Trabalho de Campo 

Resolução Interna - Propostas de Estágio de Curta Duração (Universidade de Saint Anrews – Reino Unido)

Resolução Interna - Propostas de Estágio de Curta Duração (Universidade de Pittsburgh – EUA)

Resolução Interna Para Apoio a Publicação e Tradução de Artigos Científicos 2023-2024

map

Centro de Documentação e História da Saúde (CDHS) - sala 307
Fundação Oswaldo Cruz Av. Brasil, 4365, Manguinhos - Rio de Janeiro. CEP 21040-900
Tel.: (+ 55 21) 3865-2286 / 3865-2287 / 3865-2288
Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Todo o conteúdo do Portal COC pode ser copiado, distribuído, exibido e reproduzido livremente, para fins não comerciais, desde que seja citada a fonte. A utilização para fins comerciais está sujeita a uma licença da COC/Fiocruz