Ir para o conteúdo

Inscrição em Disciplinas

O(a) aluno(a) do PPGHCS deverá solicitar semestralmente matrícula nas disciplinas obrigatórias, eletivas e seminários de orientação, dentro dos prazos estabelecidos nos Calendários acadêmicos semestrais, pela plataforma SIGA, disponível no endereço http://www.sigass.fiocruz.br.

É exigido dos(as) alunos(as) matriculados(as) a freqüência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) nas aulas e atividades programadas.

O(a) aluno(a) poderá se inscrever em disciplinas oferecidas em outros Programas de Pós-Graduação reconhecidos pela CAPES/MEC e, posteriormente, solicitar a validação dos créditos.

Serão aceitas inscrições de candidatos nas disciplinas oferecidas nas seguintes situações:

- Alunos(as) regulares – alunos(as) do Programa de Pós-graduação em História das Ciências e da Saúde.
- Alunos(as) externos – alunos(as) de outros cursos de pós-graduação stricto sensu da FIOCRUZ; e alunos(as) de outros cursos de pós-graduação stricto sensu de instituições públicas e privadas. Poderão matricular-se em disciplinas obrigatórias e eletivas.
- Alunos(as) especiais – alunos(as) graduados, sem vínculo com cursos de pós-graduação stricto-sensu. Estes alunos poderão matricular-se apenas em disciplinas eletivas oferecidas pelo Programa, sendo uma por ano e no máximo por 2 (dois) anos.

ENVIO DE DOCUMENTAÇÃO

As inscrições para alunos especiais e externos deverão se enviadas para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

REVALIDAÇÃO DE DISCIPLINAS

Os créditos obtidos de disciplinas realizadas em outros Programas de Pós-Graduação, reconhecidos pela Capes, poderão ser revalidados a critério da Comissão de Pós-Graduação, mediante solicitação do(a) aluno(a) e apresentação de documentos comprobatórios (Declaração do Programa/Nota, Ementa da disciplina).
Não serão revalidados os créditos obtidos há mais de 04 (quatro) anos em qualquer programa de pós-graduação, a contar do ano de ingresso do aluno no PPGHCS.

CANCELAMENTO E TROCA DE INSCRIÇÃO DE DISCIPLINAS

O(a) aluno(a) poderá solicitar o cancelamento de inscrição em disciplina ou a sua substituição, desde que a solicitação seja feita dentro dos prazos previstos no calendário acadêmico semestral e segundo os critérios estabelecidos pela Coordenação de Pós-Graduação.

Documentos, Manuais e Resoluções

Manual do Aluno

Formato de encadernação de teses e dissertações

Normas ABNT atual

Modelo de dissertação/tese

Chamada Interna vinculada ao Edital nº 06/2024 da CAPES
Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE)-2024

Resolução Interna para Apoio de Discentes e Pós-Doutorandos em Eventos (Nacionais E Internacionais) e Trabalho de Campo 

Resolução Interna - Propostas de Estágio de Curta Duração (Universidade de Saint Anrews – Reino Unido)

Resolução Interna - Propostas de Estágio de Curta Duração (Universidade de Pittsburgh – EUA)

Resolução Interna Para Apoio a Publicação e Tradução de Artigos Científicos 2023-2024

map

Centro de Documentação e História da Saúde (CDHS) - sala 307
Fundação Oswaldo Cruz Av. Brasil, 4365, Manguinhos - Rio de Janeiro. CEP 21040-900
Tel.: (+ 55 21) 3865-2286 / 3865-2287 / 3865-2288
Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Todo o conteúdo do Portal COC pode ser copiado, distribuído, exibido e reproduzido livremente, para fins não comerciais, desde que seja citada a fonte. A utilização para fins comerciais está sujeita a uma licença da COC/Fiocruz