Encontro do Patrimônio Fluminense acontece de 13 a 15 de agosto em Paraty, no Sul do Estado do Rio de Janeiro. Foto: Glauber Gonçalves |
De 12 a 24 de agosto, acontece a IV Semana Fluminense do Patrimônio, evento que visa promover a valorização do patrimônio natural e cultural fluminense e ampliar o conhecimento da população sobre o patrimônio de cada município em suas diversas formas de expressão.
Neste ano, o tema escolhido é a preservação do patrimônio diante dos impactos decorrentes da realização de grandes eventos e intervenções no território, que orienta a mesa de abertura do evento no dia 12 de agosto, no Centro Cultural Justiça Federal, na cidade do Rio de Janeiro, e o Encontro do Patrimônio Fluminense, em Paraty.
O Encontro do Patrimônio Fluminense, principal fórum de reflexão e discussão pública da Semana, será promovido de 13 a 15 de agosto, na Casa de Cultura de Paraty. A cidade foi escolhida como sede em razão de receber inúmeros eventos que interferem no modo de vida da população e por estar localizada em uma região afetada por transformações causadas por grandes intervenções, como a construção da Central Nuclear de Angra dos Reis e a implantação de infraestruturas viárias.
A Semana Fluminense do Patrimônio promove também o concurso cultural “Olhares sobre o patrimônio fluminense – fotografia e poesia”, a mostra de filmes “Memória em Movimento”, e abre chamada pública para apresentações culturais e eventos com foco na difusão e preservação da memória e do patrimônio cultural fluminense, com inscrições através do site.
Em 2014, compõe o grupo de instituições organizadoras do evento, Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro (Aperj), a Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), a Fundação Casa de Rui Barbosa, o Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac/Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro), a Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Rio de Janeiro (Iphan-RJ), o Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), o Museu do Meio Ambiente/Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro e o Museu Nacional (MN/UFRJ). A SFP conta ainda com as parcerias do Centro Cultural Justiça Federal; da Casa da Cultura de Paraty e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Rio), além do patrocínio da Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde (Fiotec) e da Secretaria de Cultura do Município do Rio de Janeiro.
Acesse o site www.patrimoniofluminense.rj.gov.br, e veja todas as formas de participar da IV Semana Fluminense do Patrimônio. Participe e colabore com a preservação do patrimônio fluminense.