Fiocruz
Webmail FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ

Pesquisadores da COC são contemplados no programa “Cientista do Nosso Estado”, da Faperj

08 dez/2014

Luisa Massarani e Jaime Benchimol
Luisa atua no Núcleo de Estudos da Divulgação Científica do Museu da Vida e Jaime é editor de HCS-Manguinhos. Fotos: Divulgação.

O Programa “Cientista do Nosso Estado 2014”, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), aprovou projetos de dois pesquisadores da Casa de Oswaldo Cruz (COC): Luisa Massarani (Museu da Vida) e Jaime Benchimol (revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos). Luisa apresentou o projeto “Educação não-formal e museus de ciência: um estudo sobre o impacto das exposições de ciência”, enquanto Jaime venceu com a proposta “História da medicina tropical: febre amarela e outras doenças num enquadramento global”.

A Faperj também lançou edital para o Programa Jovem Cientista do Nosso Estado, que aprovou propostas de 10 pesquisadores da Fiocruz. Juntos, os dois editais somam cerca de R$ 40 milhões para os próximos três anos. A cerimônia de outorga aos contemplados foi na sede do governo do Estado, no Palácio Guanabara, na capital fluminense, com a presença do governador Luiz Fernando Pezão.

No caso do Cientista do Nosso Estado, a Fiocruz teve 16 projetos aprovados. No total, a Faperj concedeu 315 bolsas, distribuídas entre pesquisadores de 18 instituições de ensino e pesquisa estaduais.

Graduada em Comunicação Social pela PUC-Rio, Luisa tem pós-doutorado pela University College London, título obtido no ano passado. Desde 1987, realiza atividades de pesquisa em Divulgação Científica. Na COC, atua no Núcleo de Estudos da Divulgação Científica do Museu da Vida, do qual foi diretora de 2009 a 2013.  Luisa também é diretora executiva da RedPOP-Unesco, a rede de popularização da ciência e da tecnologia para a América Latina e o Caribe.

Doutor em história, Jaime Benchimol é pesquisador titular da COC. Também possui mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Coppe (UFRJ). Jaime é editor científico da revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos e professor do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências da Saúde da COC. Os temas de pesquisa e ensino do mais novo Cientista do Nosso Estado situam-se nas áreas de história das ciências da vida, história da medicina e saúde pública e história urbana.