O pesquisador da Casa de Oswaldo Cruz (COC)/Fiocruz, Luiz Otávio Ferreira, foi contemplado no Concurso de Pesquisa: Negras e Negros nas Ciências, promovido pela Fundação Carlos Chagas (FCC) com o apoio da Fundação Ford. A iniciativa tem como objetivo apoiar a realização de diagnósticos/estudos a partir da consolidação de dados quantitativos e qualitativos, que permitam identificar a participação ou não de negras e negros no campo das ciências. Foram inscritos 75 projetos de vários estados do país, dos quais 20 foram classificados para a seleção final, depois de submetidos à avaliação ad hoc de dois pareceristas.
O projeto Enfermagem e Raça: biografia coletiva de mulheres negras e suas trajetórias em escolas de enfermagem no Brasil (1920-1960), de Luiz Otávio, foi um dos cinco selecionados pela Comissão Organizadora do concurso. Também fazem parte da equipe do projeto pesquisadores da Escola de Enfermagem Ana Nery da UFRJ, da Escola de Enfermagem da UFMG e da Faculdade de Enfermagem da Uerj.
“Espera-se que os resultados dos estudos possam contribuir para a identificação e compreensão dos possíveis mecanismos geradores das desigualdades raciais e étnicas na pós-graduação, bem como no dimensionamento da contribuição de negras e negros para o desenvolvimento do campo das Ciências Exatas, Biológicas, da Saúde e Tecnológicas”, enfatizou a Comissão Organizadora ao anunciar os contemplados.
Doutor em História Social pela USP, Luiz Otávio Ferreira é pesquisador titular e docente do Programa de Pós-graduação em História das Ciências e da Saúde da COC/Fiocruz e professor adjunto do Departamento de Ciências Sociais e Educação da Faculdade de Educação da Uerj. As áreas atuais de interesse do pesquisador são: história da assistência à saúde; gênero, ciências e saúde.