O Núcleo Arquitetônico Histórico de Manguinhos, conjunto edificado no início do século 20 na Zona Norte do Rio de Janeiro para abrigar as instalações da instituição que deu origem à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), será tema da aula inaugural do curso de qualificação em Conservação e Restauração de Madeiras e Vitrais, em 29 de novembro. O evento acontece às 14h, na sala de vídeo do centro de recepção do Museu da Vida, no campus da Fiocruz em Manguinhos, na capital fluminense.
O curso é uma das atividades do projeto Mestres e Ofícios da Construção Tradicional Brasileira, idealizado pela Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz). O objetivo da iniciativa é difundir o trabalho de artífices que tiveram importante contribuição para a produção e a conservação da arquitetura tradicional brasileira, da arte a ela integrada, bem como do ofício desenvolvido por esses mestres.
O curso dedicado a vitrais e madeiras será ministrado de novembro de 2016 a maio de 2017. O currículo é estruturado em três módulos, compreendendo aulas teóricas, práticas e palestras no campus de Manguinhos, além de visitas técnicas e práticas em edifícios da cidade do Rio de Janeiro.
Durante a aula inaugural, será exibido o filme Mestre Adorcino e o estuque ornamental, primeira produção audiovisual do projeto Mestres e Ofícios. A partir do registro audiovisual das atividades desta edição do curso, também serão produzidos filmes dedicadas a seus professores titulares: o marceneiro e restaurador de madeiras Ailson Gonçalves e o vitralista e restaurador de vitrais George Sliachticas.