Ciência, conhecimento, arte e muita diversão: com esses ingredientes, o Museu da Vida Fiocruz celebra o Dia das Crianças com um evento especial. Em 08 de outubro, o museu abre as portas aos visitantes das 10h às 16h para diversas atividades no campus Manguinhos da Fundação Oswaldo Cruz. O evento é gratuito e a visitação é aberta – não é necessário realizar agendamento.
O Dia das Crianças no Museu da Vida Fiocruz oferece um dia cheio de atividades. Estão programadas atividades ao ar livre, oficinas, contação de histórias, espetáculos teatrais, visita a exposições e diversas atrações para o público infantil. Algumas atividades vão contar também com recursos de acessibilidade (interpretação de libras e audiodescrição).
Excepcionalmente em 08 de outubro, os visitantes não precisam agendar a entrada; é só chegar e se divertir. Este é o primeiro evento presencial e aberto ao público num sábado desde o início da pandemia. O público estimado é de 1.000 a 2.000 visitantes ao longo de todo o dia.
Héliton Barros, chefe do Museu da Vida, conta que a equipe está animada para o retorno da festa: “Nós estamos muito felizes com realização do Dia das Crianças neste ano de 2022. O evento, que é um dos mais tradicionais do museu, não aconteceu nos últimos dois anos devido à pandemia por Covid-19. Assim, este ano tem um gostinho mais do que especial”.
Solidariedade
Além de muita diversão, o Museu da Vida Fiocruz lança também no dia 08 de outubro uma campanha de arrecadação de alimentos para três organizações de Manguinhos e Maré: Rede CCAP Casa Viva, Manguinhos Solidário e Frente Maré + Cozinha Solidária. A campanha vai se estender, pelo menos, até a segunda semana de novembro.
O educador do Museu da Vida Fiocruz Alessandro Batista destaca a importância de que o público do museu, que sempre foi muito engajado em ações sociais, participe do evento, se divirta e também colabore com a causa. "Mantendo a nossa tradição de parceria com movimentos sociais e coletivos organizados de Maré e Manguinhos, solicitamos a colaboração com a doação de alimentos para que, junto com esses parceiros, a gente possa ajudar a minimizar a dificuldade de centenas e milhares de pessoas que estão passando por esse momento de insegurança alimentar", completou Alessandro. No dia do evento, o ponto de coleta ficará localizado no Centro de Recepção.
Confira a programação completa:
Teatro e música
Peça É o Fim da Picada
Quando: sessões às 10h e 11h
Onde: Auditório do Museu da Vida Fiocruz
Idade: a partir de 12 anos
Sinopse: Com bom humor e doses de improviso, cenas de diálogo com o público vão sendo costuradas para abordar temas relacionados à dengue, zika e chikungunya.
Obs.: distribuição de senhas a partir das 9h30
Show de ciências Paracelso, O Fenomenal
Quando: sessões às 11h*, 13h* e 14h
Onde: Tenda da Ciência Virginia Schall
Idade: a partir de 8 anos
Sinopse: Vindos de não se sabe onde e viajando desde não se sabe quando, Paracelso e sua assistente Ununúltima sempre estão dispostos a apresentar para o público tudo o que descobriram e aprenderam em sua jornada. Minúcias, malícias e mistérios…. Ou seria simplesmente pura ciência? Com muito bom humor e certo charlatanismo, essa dupla um tanto excêntrica mostra várias experiências incríveis e promove um encontro único e altamente divertido. No palco, experiências de física e química são elaboradas e, em determinados momentos, integrantes da plateia precisam participar e ajudá-los!
Obs.: distribuição de senhas a partir das 10h30.
* Sessões com recursos de acessibilidade (intérprete de libras e audiodescrição)
Apresentação do Coral Infantil Francisco Mignone
Quando: 14h
Onde: Auditório do Museu da Vida Fiocruz
Idade: Todas as idades
Atividades educativas
Parque da Ciência
Quando: durante todo o dia
Onde: em frente à Biblioteca de Manguinhos
Idade: a partir de 7 anos
Sinopse: O Parque da Ciência conta com uma grande área aberta, na qual estão espalhados vários equipamentos. As instalações do Parque estão organizadas em três temas principais que estão conectados: Energia, Comunicação e Organização da Vida. No ambiente Energia, o visitante tem contato com equipamentos que demonstram ou permitem observar as transformações de energia que a humanidade tem aprendido a controlar. Aparelhos como aquecedor solar, espelho parabólico e pilha humana criam oportunidades para a discussão sobre a origem da energia, eficiência energética, economia e o impacto das diferentes tecnologias de transformação e aproveitamento de energia. O espaço conta ainda com atrações como o Jardim dos Códigos – que conta a história da escrita e da matemática desde as pinturas de cavernas pré-históricas até a atualidade –, os Espelhos Sonoros e os Tubos Musicais proporcionam um ambiente interativo e divertido. A área da Organização da Vida inclui equipamentos interativos, painéis e modelos tridimensionais que mostram as relações entre os mundos macroscópico e microscópico. Alguns destaques são o modelo de célula animal gigante, que demonstra a organização da vida e permite discutir como a célula obtém e gasta energia e as esculturas que mostram como funciona a fala e a audição. Contém equipamentos acessíveis, como Pilha Humana, Espelhos Parabólicos, Praça Solar, Tubos Sonoros e Pedalando Ondas.
Obs.: não há atividades em dias de chuva.
Modelos Corpo Humano
Quando: durante todo o dia, a cada 30 minutos
Onde: Sala de Experimentação – Pirâmide
Idade: A partir de 6 anos (menores, somente acompanhados)
Sinopse: Composta por modelos anatômicos, aborda de forma lúdica o funcionamento do corpo humano e suas interações.
Oficina de Aviões de Papel
Quando: durante todo o dia
Onde: Parque da Ciência
Idade: A partir de 6 anos (menores, somente acompanhados)
Sinopse: Conhecer e construir aerogamis (aviões de papel), observar o voo que cada avião faz e lidar com o desafio de modificar ou melhorar o voo do modelo elaborado.
Vamos escovar os dentes?
Onde: Foyer
Quando: saídas às 10h30 e 14h
Idade: 5 a 10 anos
Sinopse: Conhecer e exercitar as etapas necessárias para cuidar da saúde bucal.
Oficina de Pipas
Quando: durante todo o dia, a partir das 11h e das 13h
Onde: Parque da Ciência
Idade: A partir de 5 anos (menores, somente acompanhados)
Sinopse: Instrutores vão ensinar as crianças a confeccionar pipas e sensibilizá-las a soltar pipa corretamente, evitando acidentes. Está prevista também a distribuição de pipas já prontas.
Trilha Científica Oswaldo Cruz
Onde: Centro de Recepção do Museu da Vida
Quando: saídas às 11h e 14h30
Idade: A partir de 10 anos
Sinopse: Nessa atividade, os visitantes percorrem uma pequena trilha que atravessa o Campus Manguinhos, com paradas em diversos pontos. Durante o passeio, são abordados diversos temas, como a história da instituição, espécies da vegetação e curiosidades sobre o campus. Realizada de forma lúdica e interativa, são utilizados diferentes recursos como: imagens, experimentos e até observação em lupa – tudo isso para estimular o espírito científico, permitindo assim um diálogo entre o público e os educadores.
Obs.: distribuição de senhas a partir das 9h30.
Obs. 2: Grupos de idosos somente que tenham razoável mobilidade.
Obs. 3: não há atividades em dias de chuva.
Obs. 4: a atividade será oferecida a depender da faixa etária do grupo visitante.
Exposições
Vida e saúde: relações (in)visíveis
Onde: Prédio da Cavalariça
Sinopse: A exposição apresenta o tema da saúde em sua complexidade, com 14 módulos que convidam o público a conhecer o conceito de saúde em suas diferentes escalas, da microbiologia à saúde como fenômeno social. A iniciativa marca ainda a reabertura do prédio da Cavalariça, que acaba de ser restaurado.
Rios em Movimento
Onde: Salão de Exposições Temporárias
Sinopse: 'Rios em Movimento' é uma expressão artística, científica e cultural dos rios brasileiros. Dividida em cinco módulos – Rio que dá vida, Vida e morte do Rio, Rios que sofrem e vidas que lutam, Rio que vira arte e Cada Rio, uma história -, a mostra fala do uso sustentável de recursos hídricos e reflete as falhas no modo de vida do ser humano que podem levar à morte dos rios. Para além dos problemas socioambientais, a exposição amplia o nosso olhar para outras nascentes, fontes inesgotáveis de significados culturais e religiosos. Entre poesias, pinturas, peças em cerâmica e outros elementos artísticos, faça uma expedição pelos rios do Norte, Nordeste e Sudeste do Brasil a partir de obras inspiradas nos saberes e culturas dessas regiões. São obras como as do artista plástico Rodrigo Andriàn, que transmitem beleza e mensagens de incentivo à preservação dos rios e do meio ambiente. A exposição conta com recursos de tecnologia assistiva.
Contação de Histórias
Costa Lima: um cientista, um laboratório e uma coleção de insetos
Onde: Pizza menor (próximo à Tenda da Ciência)
Quando: sessões às 11h e 14h*
Idade: 5 a 10 anos
Sinopse: Contação da história do livro 'Costa Lima: um cientista, um laboratório e uma coleção de insetos' e bate-papo com a autora Cláudia Oliveira, além da observação de insetos. A obra apresenta a importância do cientista Costa Lima e sua paixão pelos insetos do Brasil.
* Sessões com recursos de acessibilidade (intérprete de libras e audiodescrição)
Malala
Onde: Pizza menor (próximo à Tenda da Ciência)
Quando: sessões às 11h30 e 12h30*
Idade: A partir de 5 anos
Sinopse: Contação da história do livro 'Malala, a menina que queria ir para a escola', de Adriana Carranca. A obra conta a história de Malala Yousafzai. Em 2012, no Paquistão, onde Malala e sua família residiam até então, a blogueira de 15 anos sofreu um atentado terrorista que a deixou em coma durante dez dias. O motivo? Suas aparições em documentários internacionais e as manifestações acerca de maiores direitos educacionais para as mulheres paquistanesas.
* Sessões com recursos de acessibilidade (intérprete de libras e audiodescrição)
Lançamento de livro: Descobertas com Bernadete durante a pandemia da Covid-19
Onde: Pizza menor (próximo à Tenda da Ciência)
Quando: sessões às 12h* e 15h*
Idade: A partir de 5 anos
Sinopse: Contação de história do livro 'Descobertas com Bernadete durante a pandemia da Covid-19' e bate-papo com a autora Beatriz Schwenck. Na obra, o surgimento de uma nova doença desperta ainda mais a curiosidade e a sensibilidade de uma menina durante a pandemia. Enquanto Bernadete sonha, inventa e reflete sobre seus sentimentos, surgem muitos questionamentos e a necessidade de buscar respostas. Mas será que ela conseguirá fazer isso sozinha? O livro apresenta uma história "inacabada", que necessita da colaboração de todas e todos, e nos convida a refletir sobre as emoções e comportamentos das crianças, possibilidades de diálogo e momentos de afeto com suas famílias e responsáveis.
* Sessões com recursos de acessibilidade (intérprete de libras e audiodescrição)
Outras atividades
Fotógrafo Lambe-lambe
Distribuição de pipoca
Arrecadação de alimentos não perecíveis
Serviço:
Dia das Crianças no Museu da Vida Fiocruz
Quando: 08 de outubro
Horário: 10h – 16h
Entrada gratuita e livre. Não é necessário agendamento.
Mais informações: recepcaomv@fiocruz.br
Endereço: Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro – RJ