Fiocruz
Webmail FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ

Obra desvenda o universo dos arquivos e viaja pela história da arquivística no Brasil

18 nov/2011

O livro Arquivística no laboratório: história, teoria e métodos de uma disciplina, de Paulo Roberto Elian dos Santos, vice-diretor de Pesquisa, Educação e Divulgação Científica da Casa de Oswaldo Cruz (COC), narra a trajetória histórica da disciplina e desvenda os mistérios que a envolvem ao longo do tempo no país.

 

arquivistica_laboratorio_frente2

A obra – resultado da tese de doutorado do autor – foi desenvolvida a partir de entrevistas com pesquisadores da área biomédica, e reconstitui o cenário em que se desenrolam as atividades representadas nos arquivos de um laboratório, ilustrando o processo de criação, uso corrente, organização, seleção e guarda de documentos.

Publicado com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), o livro é dividido em quatro capítulos. No primeiro, mostra uma perspectiva histórica da ciência e das instituições científicas desde o século 19; o segundo aborda a sociologia da ciência a partir da década de 1930, enquanto o terceiro apresenta um panorama da disciplina desde o século 19 até o pós-Segunda Guerra Mundial. O último capítulo trata do laboratório como ambiente institucional e social, revelando como as ciências experimentais – biologia, biomedicina e química – se organizam.

Graduado em história pela PUC-Rio e com mestrado e doutorado em história social pela USP, Paulo Elian entrevistou pesquisadores e se debruçou em farto material no intuito de entender e registrar o trabalho produzido em um laboratório da ciência biomédica contemporânea, estabelecendo sua relação com o conhecimento, os métodos e as práticas que a arquivística dispõe para tratar desses conjuntos de documentos.

 

Título: Arquivística no laboratório: história, teoria e métodos de uma disciplina.
Autor: Paulo Roberto Elian dos Santos
Editora Teatral Ltda.
Páginas: 216