Fiocruz
Webmail FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ
imagem de Fiocruz promove 22ª SNCT em nove estados

Fiocruz promove 22ª SNCT em nove estados

Evento reúne mais de 140 atividades gratuitas, inspiradas pelo tema de mudanças climáticas e oceanos

Kelly Toledano e Julianne Gouveia

09 out/2025

De 20 a 26 de outubro, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) promove mais uma edição de sua Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. A SNCT na Fiocruz vai acontecer em nove estados, com mais de 140 atividades dentro e fora das sedes regionais, entre atividades educativas, exposições e rodas de conversa. A programação é diversa e tem entre os destaques peça de teatro, pocket-show e um circuito itinerante de ciências. Parte da programação comemorativa aos 125 anos da Fiocruz, o evento é aberto ao público em geral, voltado principalmente para professores e estudantes do ensino fundamental e médio e universitários.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na Fiocruz é um evento anual e de abrangência nacional que populariza os conhecimentos científicos e tecnológicos por meio de ações educativas e culturais. A iniciativa chega a sua 22ª edição inspirada pelo tema Planeta água: a cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território, definida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Com o objetivo de ressaltar a importância dos oceanos para o clima, saúde, alimentação, economia, lazer e riqueza da biodiversidade, o evento chama a atenção para a conservação e uso sustentável desse recurso, que cobre mais de 70% do planeta.

“O tema convoca para um despertar, uma reflexão a partir de uma nova concepção de educação que tem a ver com o reconhecimento das singularidades da relação com o oceano nos mais diversos territórios”, comenta a vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz Marly Cruz. Ela ressalta ainda que a instituição tem “o compromisso e a responsabilidade de debater e problematizar as injustiças e vulnerabilidades ambientais nessa relação, bem como promover transformações”.

Unidades da Fiocruz de diferentes regiões do país já se organizam para a 22ª SNCT. O Campus Fiocruz Manguinhos, localizado no Rio de Janeiro, concentra a maior parte das atividades da edição de 2025. Um dos destaques será uma grande feira de ciências, a partir do dia 21 de outubro, com oficinas, exposições e atividades artísticas propostas por diversas unidades da Fiocruz, além de parceiros como Marinha do Brasil, Sesc Ciência, Escola Sesc de Ensino Médio, Grupo Cataratas (BioParque do Rio, AquaRio e, AquaFoz) e RedeCCAP/Casa Viva.

O evento será encerrado em 25/10 com exibição de filme (Quanto Vale o Azul? de Ricardo Gomes), roda de conversa e um pocket-show de Pedro Luís, vocalista da banda Monobloco, no Museu da Vida Fiocruz. Na região metropolitana do Rio, escolas e espaços culturais de diversos municípios vão receber ainda exposições e atividades educativas como parte das Ações Territoriais da SNCT 2025 na Fiocruz, realizadas em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão da UFRJ (PR-5).

Atividades educativas e artísticas em outros oito estados

A Fiocruz Paraná também promove uma extensa programação de atividades, que começou em 29 de setembro e se estende até 06 de novembro. Os eventos do projeto ‘Da Nascente ao Morrente: a dança das águas que esparrama vida’ por diversos municípios com uma abordagem poética, sensível e transdisciplinar sobre a água em suas múltiplas formas, percursos e significados, passando por Guarapuava, Comunidade Quilombola de Sutil (Ponta Grossa), Bocaiúva do Sul e Comunidade Rural de Cachoeira (Antonina). Na capital Curitiba, estão programadas atividades em escolas estaduais e a organização da Feira de Cultura Científica na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).
Ciência, saberes tradicionais e uma batalha de rimas vão fazer parte de um percurso proposto pela Fiocruz Amazônia, que promete mostrar ao público que cuidar dos rios amazônicos é também cuidar do oceano. Está programado ainda o circuito itinerante do CiênciaPop, com oficinas, exposições e rodas de conversa sobre saúde e cultura da água nos municípios de Parintins e Manaus (AM).

Na Fiocruz Bahia, o público poderá saber mais sobre a presença da baleia jubarte no litoral baiano, incluindo mudanças nas interações dos animais com a população local ao longo dos anos e seus impactos na saúde. A ação será promovida pela Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente, que também vai oferecer atividades interativas e rodas de conversa sobre a Agenda 2030 e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na Fiocruz Pernambuco.

Os jogos serão um dos pontos altos da programação da SNCT na Fiocruz. Informações sobre imunização e sistema imunológico farão parte de um jogo de tabuleiro para todas as idades, desenvolvido pela equipe de pesquisadores da Fiocruz Ceará. Crianças e adolescentes do Distrito Federal também estão convidados a participar de um quiz divertido sobre meio ambiente e saúde pública promovido pela Fiocruz Brasília, testando conhecimentos, enfrentando desafios e aprendendo em equipe.

A Fiocruz Minas vai discutir a relação entre nascentes e marés na reconstrução de vínculos com o Planeta Água. Com exposições, jogos, experiências sensoriais e oficinas, as propostas integram saberes científicos e tradicionais, estimulando engajamento social, empatia e reflexão sobre saúde pública, meio ambiente e ciência cidadã especialmente para alunos do ensino básico.

A Fiocruz Rondônia leva as ações da SNCT 2025 para o evento Fiocruz Pra Você em 18/10. Além da oferta de vacinação e testes rápidos, o público poderá participar de jogos educativos, atividades voltadas à atenção à saúde e de divulgação científica conduzidas pelos laboratórios da instituição. O evento também contará com uma exposição inspirada no tema 2025, ‘Planeta Água: a cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território’, com orientações práticas sobre os cuidados e o consumo da água potável. A programação oficial completa está disponível no site da SNCT.

A 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na Fiocruz é uma realização da Fundação Oswaldo Cruz. O evento conta com recursos oriundos da Fundação Oswaldo Cruz, da Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde (Fiotec) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI, como parte do Programa Nacional de Popularização da Ciência – Pop Ciência. Tem apoio da Associação Amigos do Museu da Vida Fiocruz (AMVF) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e parceria da Pró-Reitoria de Extensão | PR-5 da UFRJ.