Em parceria com o Museu da Vida Fiocruz, a Presidência da Fundação lançou, nesta quinta-feira (23/6), dezenas de vídeos de seus trabalhadores e bolsistas em resposta às inúmeras correspondências recebidas (desenhos e cartas) de crianças e professores da rede pública de ensino do Rio de Janeiro. As cartas registram uma homenagem aos profissionais da Fiocruz, chamados por eles de heroínas e heróis, pelo trabalho no combate à crise sanitária provocada pela Covid-19. Os agradecimentos foram direcionados a pesquisadores, cientistas, profissionais de comunicação, equipes de limpeza, médicos, técnicos, entre tantos outros da instituição, que, este ano, completa 122 anos.
"Aos profissionais da saúde, obrigado pela dedicação e amor ao próximo. Um forte abraço!" é a mensagem de abertura de um dos vídeos de divulgação da campanha Doses de Gentileza, feita entre 21 e 28 de março, na Fiocruz.
A presidente da Fundação, Nísia Trindade Lima, também registrou seu agradecimento. “O trabalho tão belo conseguiu associar o símbolo do Castelo [da Fiocruz] às vacinas, "que vêm salvando vidas", lembrou a presidente em sua mensagem.
"A Fiocruz é vacina e você tem um pedaço da Fiocruz dentro de você", afirmou o diretor do IFF, Antonio Flávio Meirelles. "A sociedade conhece, respeita e valoriza o trabalho da Fiocruz", disse Marília Sirianni, do IOC, em seu vídeo de agradecimento às cartas. Já Amarildo da Silva, do INCQS, agradeceu às "crianças do Doses de Gentileza pelas cartinhas enviadas", lembrando a importância de continuar se cuidando e tomando as vacinas.
Nos vídeos de agradecimento com duração de cerca de um minuto, os participantes reforçam a campanha de vacinação infantil contra a Covid-19. O conteúdo produzido será entregue às crianças e professores que enviaram a correspondência, por meio da secretaria de Educação do estado. Com o início da campanha de vacinação infantil, em janeiro, a Fiocruz decidiu acrescentar à campanha a mensagem também para ressaltar a importância da vacina para as crianças de 5 a 12 anos, agora veiculada nos canais oficiais da Fudanção.
A homenagem dos alunos
Em agosto de 2021, a Fiocruz recebeu um envelope com dezenas de desenhos e cartinhas de escolas da Educação Infantil (2 a 6 anos) da Secretaria de Educação do Rio de Janeiro. As cartas foram redigidas por professoras e pela família das crianças. A correspondência deixou evidente os autores tinham como objetivo valorizar a ciência e a produção de vacinas feita pela Fiocruz, uma preocupação ético-política de professoras e do próprio órgão público de educação, que enviou o resultado da iniciativa aos trabalhadores da Fiocruz, através da hashtag: doses de gentileza.
Em resposta, a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, agradeceu à Secretaria por meio de uma carta, divulgando essa ação no programa Sextas de Conversas, produzido pela Coordenação de Comunicação Social da Presidência da Fiocruz (CCS) (https://www.youtube.com/watch?v=jc3WvrUZSTk)
O Museu da Vida recebeu as cartas da Presidência da Fiocruz para serem guardadas como documentos. Em seguida, as equipes da CCS e do Museu da Vida criaram a campanha de agradecimento, deflagrada internamente para responder às crianças.