O Museu da Vida da Fiocruz apresenta a exposição inédita Aedes e Anopheles: Que mosquitos são esses? no Bosque da Ciência, em Manaus (AM). A partir de 27 de novembro, o público confere o complexo universo dos dois mosquitos – transmissores de doenças como dengue e malária – por meio de recursos tecnológicos e visuais. A atração, que conta com patrocínio da SC Johnson, tem entrada gratuita e classificação livre.
Com o objetivo de dialogar com a sociedade sobre os cuidados e a importância do combate aos mosquitos Aedes aegypti – transmissor de doenças como dengue, Zika e Chikungunya – e Anopheles, disseminador da malária, a mostra conta com instalações com lupa, microscópio e óculos de realidade virtual. A diretora da Fiocruz Amazônia, Stefanie Lopes, pesquisadora especialista em malária, considera de extrema importância a vinda da exposição a Manaus.
“A Fiocruz possui ações estratégicas de promoção à popularização da ciência que abrigam atividades como mostras e exposições que proporcionam a divulgação de resultados de iniciativas científicas desenvolvidas pela instituição. A exposição sobre o Aedes e o Anopheles vem com uma força muito grande no sentido de popularizar a ciência e informar à população da região amazônica sobre doenças de grande relevância para as comunidades”, afirma.
Chefe do Museu da Vida Fiocruz, Ana Carolina Gonzalez ressalta a importância das exposições itinerantes. “O museu, como uma das mais importantes iniciativas da Fiocruz na área de divulgação e popularização da ciência, tem o compromisso de fortalecer a ampliar o diálogo entre ciência e sociedade. Nossas atividades de itinerância demonstram a expertise do museu em chegar aos mais diversos territórios, alinhando-se ao papel estratégico desempenhado pela Fiocruz em perspectiva nacional”, diz Ana Carolina.
A exposição marca o segundo ano de parceria entre o Museu da Vida da Fiocruz e a SC Johnson, que patrocina também a mostra Aedes: Que mosquito é esse?, em cartaz até janeiro no Castelo da Fiocruz, no Rio de Janeiro. “Orgulhamo-nos de poder levar educação e informações de qualidade sobre a prevenção de doenças transmitidas por mosquitos para toda a população”, afirma a gerente geral da SC Johnson Brasil, Tatiana Ganem.
Saiba mais sobre a exposição ‘Aedes e Anopheles: Que mosquitos são esses?’
Composta por painéis e elementos interativos, a exposição que chega a Manaus está dividida em módulos temáticos, entre os quais “Desvendando o Aedes”, “Dengue”, “Zika”, “Chikungunya”, “Febre Amarela”, “Conhecendo os vírus” e “Pesquisa em busca de soluções e controle – esforço conjunto”.
Há ainda uma seção chamada “Desvendando o Anopheles”, que traz informações sobre a malária e o mosquito transmissor da doença. Além disso, há um jogo da memória, que reforça a importância de se manter protegido dos mosquitos, e um quiz sobre as diferenças entre a dengue e a malária, que reforçam os aprendizados da exposição.
A mostra é uma iniciativa do Museu da Vida Fiocruz, realizada em parceria com a Fiocruz Amazônia, com gestão cultural da Associação de Amigos do Museu da Vida Fiocruz e patrocínio da SC Johnson. A mostra tem a curadoria de Waldir Ribeiro, Luis Carlos Victorino, Fernanda Gondra e Miguel Oliveira, e conta com a colaboração do Serviço de Itinerância do Museu da Vida Fiocruz, coordenado por Fabíola Mayrink, e sua equipe de produção: Milena Monteiro, Fernando Donan e Geraldo Casadei.
Serviço:
Exposição “Aedes e Anopheles: Que mosquitos são esses?”
Período: De 27 de novembro de 2024 até 26 de novembro de 2025
Horários de funcionamento: De terça a domingo, das 9h às 16h30 (permanência até 17h)
Local: Bosque da Ciência – Av. Bem-Te-VI, s/n – Petrópolis, Manaus (AM)
Classificação livre
Entrada gratuita mediante agendamento pelo site do Bosque da Ciência.