A exposição Corpo, Saúde e Ciência: o Museu da Patologia do Instituto Oswaldo Cruz foi incluída na programação do ano “Alemanha + Brasil 2013-2014”. A série de eventos tem o objetivo de ampliar e aprofundar as relações entre os dois países. A mostra está em cartaz até 28 de setembro, de terça a sexta-feira, das 9h às 16h30 (com agendamento prévio), e aos sábados, das 10h às 16h (visitação livre), no Castelo da Fiocruz.
O lançamento do Museu da Patologia do Instituto Oswaldo Cruz, em 1903, foi marcada pelo intercâmbio com o país europeu. Oswaldo Cruz criou a coleção a partir das amostras trazidas da Alemanha pelo pesquisador Henrique da Rocha Lima. Tais itens compõem a Coleção da Seção de Anatomia Patológica, que pode ser conferida na mostra.
A exposição é formada ainda por peças de outras duas outras coleções do Museu de Patologia (Coleção de Febre Amarela e Coleção do Departamento de Patologia do IOC), além de instrumentos médico-cirúrgicos, aparelhos e equipamentos científicos sob a guarda do Museu da Vida, projeções de filmes históricos e multimídias.
Leia mais:
Anatomia, corpo e saúde são temas de exposição na Fiocruz
Corpo, Saúde e Ciência: o Museu da Patologia do Instituto Oswaldo Cruz