O convidado do Encontro às Quintas é o peruano Paulo Drinot, pesquisador do Institute of the Americas/University College London. Na apresentação, ele abordará um caso de necrofilia ocorrido em Lima na metade da década de 1940 e se baseará tanto na história clínica encontrada no arquivo do hospital psiquiátrico de Lima quanto em estudo publicado em 1943. “O caso oferece uma perspectiva singular sobre os inícios da sexologia como um campo de estudo médico e sobre a psiquiatria e a prática psiquiátrica no Peru na metade do século passado”, afirma Drinot. A palestra desta quinta (28/4) será realizada em espanhol, sem tradução simultânea.
Coeditor do Journal of Latin American Studies, Paulo Drinot tem formação em Ciências Econômicas e PhD em História Moderna. Especialista em História Latino-americana, lecionou nas universidades britânicas de Manchester, Leeds e Oxford. Entre suas áreas e temas de interesse, estão a história do Peru nos séculos 19 e 20; história do trabalho e formação do Estado; racismo e exclusão; gênero e sexualidade; história social da medicina; e memória e historiografia.
Os projetos atuais do pesquisador incluem a monografia sobre prostituição, doenças venéreas e formação do Estado no Peru (1850-1950); edição da coleção Revolutionary Government of the Armed Forces (1968-1975) no Peru, e do volume sobre quadrinhos e memória coletiva na América Latina. Drinot também publicou os livros “Rethinking Military Nationalism: The Revolutionary Government of the Armed Forces in Peru, 1968-1975”, em colaboração com Carlos Aguirre; “La Patria Nueva: Economía, Sociedad y Cultura” e “Historiografía, identidad historiográfica y conciencia histórica en el Perú”, entre outras obras.
Encontro às Quintas
Coordenação: Maria Rachel Fróes da Fonseca
Convidado: Paulo Drinot, da University College London
Data: 28 de abril de 2016
Horário: 10h
Local: sala 401 – Prédio Expansão
Endereço: Avenida Brasil, 4036 – Manguinhos
Rio de Janeiro – RJ
Mais informações: (21) 3882-9095
E-mail: historiasaude@coc.fiocruz.br