Escrito no calor da hora por historiadores e cientistas sociais de várias gerações e de diferentes continentes, o livro Diário da Pandemia – O olhar dos historiadores (Editora Hucitec) será lançado em 30 de outubro, às 15h, em um evento virtual transmitido pelo Facebook da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz).
Organizada pelos pesquisadores da Casa de Oswaldo Cruz Dominichi Miranda de Sá, Gisele Sanglard, Gilberto Hochman e Kaori Kodama, a coletânea reúne textos publicados na série Especial Covid-19 – o olhar dos historiadores da Fiocruz, iniciativa do Departamento de Pesquisa em História das Ciências e da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) e artigos compartilhados em diversos outros sites e blogs dentro e fora do Brasil, entre março e agosto de 2020.
Apresentada pelas organizadoras Gisele e Kaori, doutoras em História, pesquisadoras e professoras da Casa de Oswaldo Cruz, a live contará com cinco blocos temáticos, que abordam parte das questões analisadas no diário coletivo.
O livro reúne artigos nos quais os autores aliam conhecimento científico e testemunho e versam sobre uma ampla gama de enfoques: medos coletivos diante das epidemias; saúde pública, poder e política; relações internacionais; economia e desigualdade; impacto sobre os modos de vida e a consciência planetária; sofrimento e defesa da vida, entre outros.
O encontro virtual será aberto com os também organizadores de Diário da Pandemia, Dominichi e Gilberto. Eles irão apresentar a publicação e detalhar a série Especial Covid-19, origem de parte dos 35 escritos reunidos na coletânea.
Em seguida, os historiadores Diego Armus, do Swarthmore College, na Pensilvânia, Estados Unidos, e Denise Sant’Anna, da PUC-SP, vão tratar da crise sanitária internacional à luz da história da saúde.
Logo depois, Carlos Henrique Paiva, coordenador do Observatório História e Saúde, da Casa de Oswaldo Cruz; e Luiz Alves, pós-doc do Programa de Pós-graduação em História das Ciências e da Saúde (PPGHCS), da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), discutirão sobre saúde pública.
Pesquisador da COC e editor científico da revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos (HCSM), André Felipe vai analisar a crise sanitária da Covid-19 sob o foco da história ambiental, com a pós-doc Inova Fiocruz Ingrid Casazza.
A live será concluída com Érico Muniz da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), e Thyane Oliveira, doutoranda do PPGHCS.
“A coletânea procura demonstrar que não compreenderemos bem novas epidemias e pandemias sem trabalhos históricos, e, sobretudo, sem pesquisas transdisciplinares especialmente atentas às inter-relações entre sistemas naturais e sociais”, destacam os organizadores do livro, na introdução “Os historiadores e a pandemia”.
Além de uma reflexão sobre a importante e vertiginosa produção dos historiadores no contexto da pandemia, o texto de abertura apresenta um histórico dos principais fatos ocorridos desde 31 de dezembro de 2019, quando a China reportou a OMS casos de uma grave pneumonia de origem desconhecida em Wuhan, na província de Hubei.
Diário da Pandemia está disponível para venda em diferentes plataformas digitais, entre as quais, Amazon, UmLivro e Martins Fontes.