Estão abertas até 27 de julho as inscrições para o minicurso História da Eugenia: Ampliando Perspectivas, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) em convênio com a Universidade de Michigan (EUA). Os interessados devem enviar a ficha de inscrição preenchida para o e-mail historiasaude@fiocruz.br, com o assunto História da Eugenia. Ao todo, são oferecidas 40 vagas.
O minicurso – uma introdução ao tema da eugenia – visa delimitar um quadro histórico fundamental desse movimento, explorando as teorias científicas mobilizadas por eugenistas e apresentando interpretações da historiografia dos últimos 30 anos. Também serão discutidas novas perspectivas para o estudo do tema.
Estruturado em cinco sessões expositivas seguidas de discussões, que somam um total de 18 horas/aula, o minicurso enfatiza o caráter transnacional do movimento eugenista e destaca as relações deste com outras áreas do conhecimento e com diferentes disciplinas biomédicas, como a biotipologia e a endocrinologia.
A partir de uma perspectiva histórica, as aulas trarão também uma reflexão sobre o desenvolvimento da genética a partir da segunda metade do século 20 e sobre as questões éticas implicadas nas pesquisas sobre o genoma humano nos dias de hoje.
Voltado para estudantes de graduação, pós-graduação, professores e pesquisadores da Fiocruz e de outras instituições nas áreas de ciências humanas, ciências sociais, ciências biológicas e ciências da saúde, o minicurso será ministrado por Alexandra Minna Stern (Universidade de Michigan), Ana Carolina Vimieiro Gomes (Universidade Federal de Minas Gerais), Jerry Dávila (Universidade de Illinois), Robert Wegner (COC/Fiocruz) e Vanderlei Sebastião de Souza (Universidade Estadual do Centro-Oeste, Paraná).
O certificado será conferido pela Fiocruz aos alunos que assistirem a no mínimo quatro aulas e entregarem o trabalho final, que consistirá em um texto no qual o aluno deverá elaborar uma reflexão sobre a sua pesquisa a partir das leituras e experiências do curso.
Programa:
3 de agosto – Segunda-feira
9h30 – Apresentação do curso
10h a 12h30 – 1ª sessão
Eugenia, educação e o brasileiro
Jerry Dávila
14h a 17h – 2ª sessão
As ideias eugênicas e os embates entre Renato Kehl e Edgard Roquette-Pinto
Vanderlei Sebastião de Souza
4 de agosto – Terça-feira
9h30 a 12h30 – 3ª sessão
Em torno da miscigenação: da Eugenia a endocrinologia
Robert Wegner
14h a 17h – 4ª sessão
Biotipologia no Brasil e a “produção de pessoas”
Ana Carolina Vimieiro Gomes
5 de agosto – Quarta-feira
9h30 a 12h30 – 5ª sessão
História da eugenia nos EUA: alargando temporalidades
Alexandra Minna Stern
14h a 17h – 6ª sessão
Laboratório sobre as pesquisas dos alunos
Apresentações das pesquisas dos alunos seguidas de discussão com os professores.