Com o título "Trabalhadores e Saúde em Perspectiva Histórica", a 3ª edição do curso de inverno da Casa de Oswaldo Cruz (COC)/Fiocruz está com suas inscrições encerradas. Foram oferecidas 60 vagas. As aulas serão ministradas de 16 a 20 de julho. A iniciativa é do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde (PPGHCS/COC) e, nesta edição, tem a parceria do Observatório da Saúde/Departamento de Pesquisa (Depes).
O curso de inverno vai abordar dois temas importantes: os 130 anos da Abolição da escravatura e os 30 anos dos debates e criação do Sistema Único de Saúde (SUS). Os organizadores também incluem em suas discussões as diversas instabilidades institucionais após o golpe de 2016, ataques e perdas significativas dos direitos trabalhistas, como implicações diretas na precarização tanto do trabalho quanto da saúde dos trabalhadores no Brasil.
O curso é voltado a público amplo de distintas áreas, que dialogam com a história da saúde e do trabalho, e conta com diferentes especialistas. O objetivo é promover a reflexão histórica sobre tópicos que abordam desde a saúde e as práticas de cura das populações escravizadas até a organização do SUS. Na primeira e segunda edições do curso, os temas foram "Corpo e Cidadania na História da Saúde no Brasil” e “Oswaldo Cruz para Historiadores”, respectivamente.
Este é o programa do curso de inverno:
Aula 1: Experiências escravas na diáspora africana: dinâmicas de saúde e modos de viver
Professores: Keith Barbosa (UFAM) e Silvio Cezar de Souza Lima (UFF)
Aula 2: Pobreza e Assistência no Brasil: quem cuida, cura e protege?
Professor: Luiz Otávio Ferreira (COC/Fiocruz)
Aula 3: Loucura e trabalho nas colônias
Professores: Ana Tereza Venâncio, Cristiana Facchinetti e Allister Dias (COC/Fiocruz)
Aula 4: Trabalhismo e saúde: a era Vargas
Professores: Anna Beatriz de Sá Almeida (COC/Fiocruz) e José Roberto Franco Reis (Fiocruz)
Aula 5: Saúde e trabalho no SUS
Professores: Carlos Henrique Paiva e Fernando A. Pires-Alves (COC/Fiocruz)