Fiocruz
Webmail FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ

Cultura como resistência é o tema da 11ª Semana Fluminense do Patrimônio

02 jul/2021

“A cultura como resistência”. É esse o tema que norteia as atividades da Semana Fluminense do Patrimônio (SFP) na sua 11ª edição, de 9 a 12 de agosto de 2021. O evento se propõe discutir como o momento atual, com o enfrentamento da emergência sanitária da Covid-19 e seus desdobramentos sócio, políticos e culturais, potencializa a resistência da cultura na população brasileira e a cultura da resistência à luz da sua própria trajetória.

Apesar de ocorrer integralmente em formato virtual por imposição da pandemia, a programação da SFP manterá seus principais eventos e atividades, como a cerimônia/sessão de Abertura, o Encontro do Patrimônio Fluminense, a Mostra Cultural de Fotografia e Poesia “Olhares sobre o Patrimônio Fluminense” e eventos diversos, que tenham como foco a difusão e a preservação da memória e do patrimônio cultural fluminense. Inscreva-se no canal da SFP no YouTube para receber a notificação do evento e mantenha-se atualizado pelo site e redes sociais da Casa de Oswaldo Cruz, 

Fique atento para as datas de inscrição e leia mais sobre os eventos:

– Mostra “Olhares sobre o Patrimônio Fluminense”: inscrições até 5 de julho de 2021. Para se inscrever, acesse o site da Semana Fluminense do Patrimônio, selecione a aba "Mostra" do menu.
– Eventos por adesão: inscrições até 20 de outubro, no site da SFP, na aba "Eventos" do menu.

11º Encontro do Patrimônio Fluminense

Com o mesmo tema da SFP, o Encontro do Patrimônio Fluminense (EPF) é o principal fórum de reflexão e discussão pública da Semana para ampliar a troca de ideias e experiências com a população fluminense. O evento busca reunir acadêmicos, gestores dos organismos de proteção e preservação do patrimônio e atores sociais para ouvir, dialogar, debater e propor ações, medidas e manifestações sobre questões relativas à valorização e preservação do patrimônio cultural. Trata-se, enfim, de um espaço público de interlocução destinado a ampliar a troca de ideias e experiências com a população.

Eventos por adesão

Até o dia 20 de outubro de 2021, estão abertas as inscrições para que instituições, organizações da sociedade civil, produtores e grupos culturais participem da 11ª Semana Fluminense do Patrimônio (SFP).  Podem ser inscritos atividades de educação patrimonial e eventos culturais voltados para a população em geral e que tenham como tema central o patrimônio natural ou cultural (material ou imaterial) do Estado do Rio de Janeiro, em suas diversas formas de expressão.

Os eventos devem acontecer integral ou parcialmente no período de 1º de outubro a 30 de novembro de 2021 e deverão ser previamente aprovados pela Comissão Organizadora da SFP para terem sua inscrição efetivada e, com isso, passar a integrar a programação oficial da semana. Após a avaliação da inscrição, os proponentes receberão um e-mail confirmando a aprovação da atividade ou evento inscrito.

Mostra "Olhares sobre o Patrimônio Fluminense"

As inscrições para a mostra “Olhares sobre o Patrimônio Fluminense”, que integra a programação da 11ª Semana Fluminense do Patrimônio 2021, vão até dia 5 de julho de 2021. 

A proposta da iniciativa é, por meio da fotografia e da poesia, despertar o olhar e ampliar o interesse sobre o patrimônio cultural fluminense consagrado e revelar o que, embora sem proteção legal, seja assim reconhecido pela população. Espera-se, desse modo, chamar atenção e estimular atitudes mais responsáveis para com esse patrimônio, tanto por parte dos órgãos públicos quanto por parte da população em geral.

Neste ano, a Mostra terá os seguintes temas:

1. Mesmo no silêncio a arte ecoa: abrange as manifestações representativas e tradicionais da cultura fluminense que chegaram aos dias de hoje, transmitidas de geração em geração, nas diferentes formas de expressão – religiosas, místicas, étnicas, folclóricas, artísticas, da culinária e de outros ofícios. Mesmo sob o impacto da pandemia, essas manifestações persistem e ecoam na identidade das diversas regiões do Estado do Rio de Janeiro. Este tema visa estimular o registro da resistência dessas manifestações e dos fazeres tradicionais neste difícil período de pandemia.

2. O patrimônio que resiste: abrange todo e qualquer bem material do Estado do Rio de Janeiro, seja ele tombado ou não, que tem resistido ao tempo e às interferências humanas. Este tema visa estimular o registro de edificações ou objetos que remetem a um passado recente ou remoto.

3. A paisagem que me inspira: abrange registros de paisagens naturais ou construídas do Estado do Rio de Janeiro, que simbolizam a diversidade de cenários que compõe o território fluminense e que têm significados especiais, seja para a coletividade seja para o indivíduo.