Com 20 vagas, o curso de Especialização em Divulgação da Ciência, da Tecnologia e da Saúde, promovido pela Casa de Oswaldo Cruz (COC), está com inscrições abertas. O objetivo é formar especialistas que possam fazer a mediação entre a ciência, a tecnologia e a sociedade, tanto no campo profissional prático quanto no de pesquisa científica. Desenvolvido por uma equipe multiprofissional, é destinado a museólogos, jornalistas, cientistas, educadores, sociólogos, produtores culturais, professores de ciências e outros profissionais. Os interessados podem ser inscrever até 29 de janeiro, mediante o pagamento de taxa de R$ 50. Não será cobrada mensalidade dos estudantes. As aulas terão início em 7 de março.
Acesse:
Chamada pública
Inscrições
Com 360 horas presenciais, o curso é constituído por cinco módulos, dos quais dois dedicados a temas que discutem os aspectos históricos, as linguagens e os veículos utilizados na divulgação da ciência, da tecnologia e da saúde no Brasil, bem como uma introdução sobre as ferramentas e técnicas de avaliação e estudos de audiência, usados nas áreas de educação não-formal e divulgação da ciência, da tecnologia e da saúde. No terceiro módulo, há disciplinas específicas; o quarto, uma série de seminários, abordando assuntos atuais, bem como sobre temas relevantes da divulgação da ciência, da tecnologia e da saúde. O último módulo é o Trabalho de Conclusão do Curso.
As aulas serão ministradas na Oficina-Escola de Manguinhos às segundas e quartas-feiras, das 9h às 17h. Mas, o aluno deve estar preparado para atividades externas em instituições parceiras, entre as quais o Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast) e o Instituto de Pesquisas do Jardim Botânico do Rio de Janeiro.