A 5ª Semana Fluminense do Patrimônio traz uma série de atividades ao campus da Fiocruz em Manguinhos, no Rio. A programação inclui desde visitas aos prédios históricos da instituição a exposições e atração para o público infantil. Confira a programação completa e participe:
18/11
Passeio pelo Caminho Oswaldo Cruz com visita ao Horto da Fiocruz
Horário: 9h a 10h30
Ponto de encontro: Praça Pasteur
O Caminho Oswaldo Cruz é um dos remanescentes da ocupação anterior à criação e implantação do Instituto Soroterápico Federal. Recentemente, uma obra de revitalização do Caminho foi realizada pela COC com a colaboração da Dirac. Na visita ao horto, será apresentado o trabalho desenvolvido pela equipe, que fará uma demonstração do método de plantio em vaso ornamental. Haverá distribuição de mudas aos participantes. Embora seja uma caminhada leve, sugere-se o uso de roupa e calçado confortáveis. As inscrições deverão ser feitas pelo e-mail nep@fiocruz.br ou telefone (21) 3865-2220.
Circuito Modernista da Fiocruz
Horário: 10h30 a 11h30
Ponto de encontro: Praça Pasteur
Na visitação aos edifícios modernistas da Fiocruz, uma arquiteta do Departamento de Patrimônio Histórico da COC apresentará um histórico das edificações e de sua implantação no campus e descreverá as ações de conservação no patrimônio. Será possível observar os elementos arquitetônicos e os bens integrados a eles. As inscrições deverão ser feitas pelo e-mail nep@fiocruz.br ou telefone (21) 3865-2220.
19/11
Visita guiada à Cavalariça
Horário: 10h15 a 11h15
Ponto de encontro: Praça Pasteur
Durante a visita, serão abordadas a história, a arquitetura e a obra de restauração, realizada entre 2014 e 2015. O edifício foi construído em 1904-1905 como parte do conjunto inicial da instituição. As inscrições deverão ser feitas pelo e-mail nep@fiocruz.br ou telefone (21) 3865-2220.
Atividades de conservação/restauração da Fiocruz: o edifício da Cavalariça
Horário: 14h a 16h
Ponto de encontro: Praça Pasteur
Na atividade, serão abordados os critérios de intervenção, as técnicas de conservação/restauração, e os procedimentos utilizados para a conservação de seus bens integrados. As inscrições deverão ser feitas pelo e-mail nep@fiocruz.br ou telefone (21) 3865-2220.
10 a 21/11
Descobrindo o Castelo da Fiocruz
Horário: 9h a 16h
Castelo da Fiocruz
Fotos e documentos históricos, reunidos na exposição Passado e Presente – Ciência, Saúde e Vida Pública, revelam o contexto desse período, marcado por episódios como a Revolta da Vacina, por personagens como Oswaldo Cruz e Carlos Chagas e por uma série de transformações na saúde pública do Brasil. O público também poderá contemplar a arquitetura em estilo neomourisco, a beleza dos azulejos portugueses e os mosaicos inspirados em tapeçaria árabe. A visitação inclui ainda a Sala de Exposição Entomológica Costa Lima que reúne insetos da coleção de Ângelo Moreira da Costa Lima.
Acervo Museológico da Fiocruz
Horário: 9h a 16h
Castelo da Fiocruz (sala 220)
O acervo museológico da Fiocruz abriga objetos científicos que foram utilizados em diferentes pesquisas desde as origens da instituição há mais de um século e remontam à atuação de destacados pesquisadores como o próprio Oswaldo Cruz. O público visitante terá a oportunidade de descobrir curiosidades sobre alguns desses objetos de diferentes épocas e conhecer um pouco mais sobre a guarda e a preservação desse rico patrimônio científico brasileiro. Contato: Centro de recepção – 2590-6747
Coleção Entomológica do Instituto Oswaldo Cruz
Horário: 9h a 16h
Castelo da Fiocruz (sala 216)
É uma das mais ricas coleções desse tipo na América Latina. Seu início data de 1901, ano em que o próprio Oswaldo Cruz descreveu o mosquito Anopheles lutzi, a primeira espécie nova proposta na recém-fundada instituição. O acervo possui aproximadamente 5 milhões de insetos, incluindo exemplares da fauna brasileira, representando quase todas as ordens conhecidas. Parte deste acervo poderá ser contemplado pelo visitante na Sala Costa Lima, onde poderemos. Contato: Centro de recepção – 2590-6747
11 a 22/11
Exposição ‘Falamos de Chagas’
Horário: 9h a 17h
Biblioteca de Manguinhos
A exposição reúne trabalhos artísticos e falas dos portadores de doença de Chagas atendidos na Fiocruz e atualmente integrantes do Coletivo Rio Chagas, que pretende criar uma Associação no Rio. Estão expostos um coração chagásico, bandejas de barbeiros e publicações sobre a doença de chagas. Não é necessário se inscrever.
12 a 19/11
Avental de Histórias
Horário: 9h a 10h
Castelo da Fiocruz (varanda do 2° andar)
Apresentação de uma história especialmente criada para o público infantil sobre a personalidade de Oswaldo Cruz e a sua ideia de construir o Castelo. A atividade utiliza como recurso um avental artesanal de tecido colorido, que funciona como cenário, com bolsos de onde saem os personagens da narrativa. Faixa etária: de 5 a 8 anos. Contato: Centro de recepção – 2590-6747
19 a 21/11
Caminhada Histórica pelo Campus de Manguinhos
Horário: 9h (quinta e sexta) e 10h (sábado)
Contato: Centro de recepção – 2590-6747
Caminhada por um circuito no campus de Manguinhos onde são apresentadas histórias da trajetória da Fiocruz e de personalidades, transformações e momentos marcantes ao longo de mais de um século da instituição, e a importância de prédios históricos, praças e estátuas que compõem o patrimônio arquitetônico histórico presente no campus. Faixa etária: a partir de 13 anos
A 5ª Semana Fluminense do Patrimônio traz uma série de atividades ao campus da Fiocruz em Manguinhos, no Rio. A programação inclui desde visitas aos prédios históricos da instituição a exposições e atração para o público infantil. Confira a programação completa e participe: