A Anpuh-Rio e a Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) promovem entre os dias 28 de julho e 1º de agosto de 2014, o XVI Encontro Regional de História. O evento no Rio de Janeiro já contabilizou mais de 1.800 inscritos e 1.300 apresentações agendadas, caracterizando-se no maior entre todas as regionais da Anpuh. O primeiro dia do encontro acontecerá na Fundação Oswaldo Cruz e as demais atividades, na Universidade Santa Úrsula.
Entre as novidades da edição de 2014, está a realização de seis mesas redondas, simultâneas, com assuntos variados: “O dobro do ano passado”, ressalta Flavio Edler, presidente da Anpuh-Rio e do Departamento de Pesquisa da COC. “Esse ano, ultrapassamos a média histórica de simpósios temáticos: de 30 a 35 passamos para 50 simpósios temáticos, que cobrem uma temática ampla”, comemora. Após o evento, as atividades ficarão disponíveis online.
Além das novidades, destacam-se os prêmios para teses de pós-graduação do estado do Rio de Janeiro e para professores do ensino médio e fundamental, que apresentam experiências didáticas na sala de aula. “A Anpuh quer articular-se e criar um diálogo com esse público tão importante. O prêmio é uma forma de incentivo”, explica Edler.
A parceria com o Programa de Pós-graduação em História das Ciências e da Saúde da COC reflete a política de aproximação com as pós-graduações mais periféricas adotadas pela Anpuh. “É importante destacar que os temas do encontro têm a ver com os trabalhos desenvolvidos na Casa”, pontua Edler e acrescenta: “O apoio da Casa de Oswaldo Cruz foi fundamental, inclusive o financeiro. A Universidade Santa Úrsula também foi importante, pois colocou espaço e equipamentos disponíveis para o encontro, sem ônus para a Anpuh”, completa.
Mais informações e a programação completa no site da Anpuh-Rio.