Fiocruz
Webmail FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ
16 de Maio de 2024
10:00

Saúde reprodutiva feminina é tema do Encontro às Quintas em 16/5

Salão de Conferência Luiz Fernando Ferreira

Av. Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro

De justiça interrompida à injustiça reprodutiva: história, emergências sanitárias e aborto no Brasil será o tema da apresentação das pesquisadoras Cassia Roth (Universidade da Georgia) e Ilana Lowy (Cermes/Paris) na edição de 16 de maio do Encontro às Quintas. O evento será realizado presencialmente, às 10h, no Centro de Documentação e História da Saúde (CDHS), em Manguinhos, no Rio de Janeiro (RJ). Não é necessária a inscrição prévia. 

Professora de História e estudos latino-americanos e caribenhos na Universidade da Georgia, Cassia Roth discutirá a saúde reprodutiva das mulheres em relação à legislação e política médica no Rio de Janeiro no final do século 19, observando tanto a participação de obstetras, funcionários da saúde pública e profissionais jurídicos quanto à atuação das próprias mulheres na negociação de seus direitos. 

“Justiça abortada fornece uma nova maneira de interpretar as histórias entrelaçadas de gênero, raça, reprodução e estado, e mostra como essas questões continuam a reverberar em debates sobre justiça reprodutiva e saúde feminina no Brasil hoje”, afirma a autora do livro Justiça abortada: a vida reprodutiva das mulheres e a lei no Brasil, início do século XX (Ed. Hucitec). 

Pesquisadora do Centre de Recherche, Médecine, Sciences, Santé et Societé (Cermes), em Paris, Ilana Löwy apresentará as conclusões do livro Vírus, mosquitos e injustiça reprodutiva: a Zika no Brasil, publicado pela Editora Hucitec neste ano. 

“O estudo argumenta que o efeito desproporcional do Zika sobre os nascimentos nas populações vulneráveis se relacionou principalmente às disparidades dramáticas no acesso das mulheres à contracepção e aos cuidados pré-natais e à criminalização do aborto, visto que no Brasil apenas as mulheres com maior poder aquisitivo têm a possibilidade de interromper uma gravidez com segurança”, explica. 

O debatedor será Luiz Antonio Teixeira, professor do Programa de Pós-graduação em Saúde da Criança e da Mulher do Instituto Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), e do Mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz). Teixeira é autor de livros sobre a história do Instituto Pasteur de São Paulo e do Instituto Butantan e sobre a trajetória da Sociedade de Medicina e Cirurgia de São Paulo. 

O Encontro às Quintas é uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde (PPGHCS) da Casa de Oswaldo Cruz, coordenada pelo professor e pesquisador Marcos Chor Maio.   

Encontro às Quintas   

De justiça interrompida à injustiça reprodutiva: história, emergências sanitárias e aborto no Brasil
Expositoras: Cassia Roth (Universidade da Georgia) e Ilana Lowy (Cermes/Paris)
Debatedor: Luiz Antonio Teixeira (COC/Fiocruz)
Coordenação: Marcos Chor Maio (COC/Fiocruz) 
Data: 16/5/2024 
Horário: 10h 
Evento presencial
Local: Centro de Documentação e História da Saúde (CDHS), Manguinhos, Rio de Janeiro (RJ)