Patrimônio Cultural: História, Memória e Sociedade
Os estudos dessa linha buscam dar subsídios para que os alunos problematizem a construção do reconhecimento e da valorização de determinados registros/objetos como itens a serem preservados no tempo. O que é patrimônio, por que e como alguns objetos são alçados a essa categoria e as razões da expansão e valorização do patrimônio nas sociedades modernas são temas que orientam o desenvolvimento dos trabalhos.
A linha acolhe discussões que enfatizem as interfaces entre memória e patrimônio, com destaque para a cultura material e imaterial das ciências e da saúde, suas mediações e importância nos processos institucionais. A linha valoriza reflexões sobre a trajetória das políticas de preservação patrimonial, incluindo-se os critérios de seleção de bens, a natureza e trajetória das instituições responsáveis por sua custódia, e os diversos atores envolvidos: grupos sociais, entidades da sociedade civil e agências do Estado.
Esta linha é direcionada à formação de mestres que atuam ou desejam atuar no campo das políticas relacionadas ao patrimônio cultural em suas diversas materialidades e a partir de diferentes perspectivas profissionais, bem como à educação patrimonial no espaço público, atendendo a demandas sociais, profissionais e organizacionais. De maneira geral, a linha procura discutir a Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural na perspectiva de sua construção histórica, legitimação e socialização.
Patrimônio Cultural: Preservação e Gestão
A linha busca fomentar estudos e produtos voltados ao debate contemporâneo sobre a gestão do patrimônio cultural, compreendendo saberes, operações e procedimentos envolvidos nos processos de constituição, organização, salvaguarda e uso de bens culturais de naturezas diversas. A linha acolhe pesquisas que examinam convergências e divergências em modelos de instituição de guarda de acervos, desenvolvendo estudos sobre aquisição, processamento técnico, conservação e restauração, acesso e divulgação, com destaque para os acervos que integram o patrimônio das ciências e da saúde.
Trabalhos desta linha analisam processos de tratamento em espaços de custódia e difusão de acervos históricos – arquivos, bibliotecas, museus e centros de documentação – visando desenvolver uma visão crítica e matizada das lógicas disciplinares que sustentam as instituições de guarda, suas práticas e metodologias.
A linha também abriga estudos de monitoramento e avaliação dos processos de deterioração do patrimônio material baseados na conservação preventiva e na gestão de riscos. Processos de digitalização de documentos e objetos, e de virtualização do acesso a bens patrimoniais são também contemplados pela linha de pesquisa, que busca estimular habilidades técnicas para a preservação e difusão de acervos de valor histórico. Essa dupla formação – conceitual e prática – visa dotar os alunos de instrumental para a identificação da materialidade do patrimônio, seus contextos de produção, uso e circulação, aspectos fundamentais para orientar sua preservação.