Fiocruz
Webmail FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ

Especialização Em Divulgação e Popularização da Ciência

Início do conteúdo
  • Sobre o nosso curso

    Pesquisador da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), Luis Amorim fala sobre o curso, público-alvo, regime e duração e o processo seletivo. A iniciativa tem como parceiros o Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), a Fundação Cecierj e a Casa da Ciência da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

    objetivo

    A Especialização em Divulgação e Popularização da Ciência busca formar especialistas que possam atuar na mediação entre a ciência, a tecnologia e a sociedade, incorporando a reflexão crítica sobre os processos e produtos da divulgação e popularização da ciência.

    público alvo

    Museólogos; comunicadores; jornalistas; cientistas; educadores; sociólogos; cenógrafos; produtores culturais; professores de ciências licenciados e demais profissionais que atuam na área da divulgação da ciência, da tecnologia e da saúde, da comunicação pública da ciência e da popularização científica.

    SELEÇÃO 2025

    INSCRIÇÕES ABERTAS

    Período de inscrição e envio de documentos:

    14 de novembro de 2023 a 12 de janeiro de 2024

    A classificação final será divulgada em 6 de março, mês também do início das aulas, na modalidade presencial. 

     

    Número de vagas: 20

    As aulas serão ministradas na COC/Fiocruz, no Campus da  Fiocruz  em Manguinhos, no Rio de Janeiro, prioritariamente, às segundas e quartas-feiras, das 9h às 17h. Contudo, o aluno deve,
    também, estar preparado para participar de atividades fora da sede e do horário do curso, nas demais instituições parceiras. 

     

    Informações:

    selecaolatococ@fiocruz.br

    processo seletivo

    Etapas

    O processo de seleção da Turma 2024 compreende três etapas: análise da documentação;  avaliação da carta de intenções, do pré-projeto e do currículo; e entrevista com o candidato.

    secretaria academica

    Centro de Documentação e História da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz

    Fundação Oswaldo Cruz – Avenida
    Brasil, 4.365, Manguinhos, Rio de Janeiro – RJ – Brasil 9h às 16h
    E-mail: secadcoc@fiocruz.br  

    ‘Furando a bolha: experiências e projetos para um diálogo coletivo’ é tema de seminário na Casa

    A Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) promove o seminário Furando a bolha: experiências e projetos para um diálogo coletivo, no dia 16 de setembro, às 13h30, no Centro de Documentação em História da Saúde (3º andar, salas 304 a 306), campus da Fiocruz em Manguinhos, no Rio. Os interessados podem se inscrever até 14 de setembro

    Infraestrutura

    Os campi da Fiocruz no Rio de Janeiro, além de abrigarem importantes exemplares arquitetônicos de épocas variadas, apresentam elevado potencial urbano e paisagístico. O Castelo, edifício principal construído pelo arquiteto Luiz Moraes Júnior para abrigar laboratórios sobre a maior colina de Manguinhos, se tornou o símbolo máximo da instituição. É uma das únicas construções do Rio de Janeiro em estilo eclético com forte influência mourisca.

     

    A Casa de Oswaldo Cruz está situada no prédio do Centro de Documentação e História da Saúde (CDHS) no campus Manguinhos. As dependências dos cursos de pós-graduação da COC contam com quatro salas de aula (304, 305, 306, 308), com capacidade total para 90 lugares, equipadas com aparelhagem de som, televisão, DVD e projetor multimídia.

     

    Três das salas possuem divisória retrátil, podendo ser transformadas em um auditório com capacidade para 60 lugares. Além das salas de aula o prédio possui um auditório com capacidade para 60 pessoas, equipado com sistema de som e de projeção, que poderá receber palestras, conferências, aulas inaugurais etc.