Coleção Oswaldo Cruz
Nossa principal coleção é rica em conteúdo e beleza. Contém títulos que serviram para o trabalho que Cruz realizou para a saúde pública, assim como itens de lazer e outros que foram apoio para a construção da Fiocruz.
Especializada em história da medicina, história da saúde pública, história, sociologia e filosofia da ciência, a biblioteca inclui em sua coleção literatura primária e secundária nessas áreas, com destaque para obras clássicas no campo das ciências biomédicas e da saúde pública, além de material bibliográfico pertencente a coleções particulares de profissionais da área da saúde. Conta com cerca de 80 mil itens e desenvolve atividades de tratamento e recuperação de seu acervo. É aberta ao público em geral, com acesso gratuito.
Nossa principal coleção é rica em conteúdo e beleza. Contém títulos que serviram para o trabalho que Cruz realizou para a saúde pública, assim como itens de lazer e outros que foram apoio para a construção da Fiocruz.
É uma biblioteca completa em termos de abrangência temática. Tem foco na divulgação científica, mas conta com fartos títulos na área de filosofia e das ciências sociais. Olhando os títulos percebe-se intenção em relacionar as questões sociais com a ciência.
Esta é a coleção que tem os primeiros livros registrados na biblioteca, uma coleção focada em serviços e sistemas de saúde e saúde pública. Destaque para Guia-formulario de terapêutica, publicado em 1941, que indica soluções precisas para o tratamento de enfermidades relacionadas sintetizando conhecimentos da arte de curar.
É uma coleção pequena, formada por 28 livros cujo tema mais representativo é a administração de serviço de saúde, dentre eles Aids no Brasil, Aids no mundo, Terceira idade: um envelhecimento digno para o cidadão do futuro e Color Atlas of Pathology com 105 figuras e 362 placas.
A biblioteca possui aproximadamente 400 exemplares classificados como obras raras. Os principais critérios utilizados pela biblioteca para atribuir raridade às suas obras são a relevância temática e história para a área do conhecimento, a quantidade de exemplares acessíveis nas redondezas, e a unicidade do exemplar que é identificada por meio das marcas de propriedade que o colecionador imprimiu nelas.
Um destes exemplares é o Almanach das senhoras para 1880. É uma obra publicada sob a proteção de sua majestade a Rainha, a Senhora D. Maria Pia, contendo 206 artigos e o esboço biográfico de Miss Maria Carpenter. Enriquecido com diferentes tabelas e notícias de interesse público e uma seção de anúncios.
Além do conteúdo da Casa de Oswaldo Cruz, a Fiocruz também dispõe do site das Obras Raras. Entre as publicacões mais antigas, encontram-se o primeiro tratado sobre História Natural do Brasil, denominado Historia Naturalis Brasiliae (1648), e a tese de doutorado de Oswaldo Cruz.
Carlos Justiniano Ribeiro Chagas (1879 – 1934) foi um biólogo, médico sanitarista, cientista e bacteriologista brasileiro, que trabalhou como clínico e pesquisador. Atuante na saúde pública do Brasil, iniciou sua carreira no combate à malária. Destacou-se ao descobrir o protozoário Trypanosoma cruzi (cujo nome foi uma homenagem ao seu amigo Oswaldo Cruz) e a tripanossomíase americana, conhecida como doença de Chagas.
Essa e outras coleções fazem parte do acervo bibliográfico histórico da Fiocruz.
"Fiquei aflitíssimo com a notícia da visita do zeppelin a Londres [...]. Já não há mais segurança aí. Não temo o resultado dos zeppelins como armas de guerra, mas são capazes de causar sérias infelicidades."
A Primeira Guerra Mundial (1914-1918) iniciou-se por um confronto regional entre o Império Austro-Húngaro e a Sérvia, em 28 de julho de 1914. O conflito se expandiria em luta armada em escala europeia, quando a declaração de guerra austro-húngara estendeu-se ao Império Russo em 1º de agosto de 1914... Leia também: Da medicina à arte: a biblioteca particular de Oswaldo Cruz Coleção Oswaldo Cruz: as obras sobre a febre amarela
Biblioteca particular do cientista incluía obras que traziam conhecimento de ponta mais recente sobre a doença
Dentre as diversas obras que integram a biblioteca de Oswaldo Cruz, chama a atenção um conjunto de títulos que tratam da febre amarela. Ao todo, são 38 publicações, entre livros e relatórios, que remetem ao debate científico sobre a forma de transmissão da doença, ocorrido na virada do século 19 para o século 20.
Consulta presencial e empréstimo de publicações
A consulta local é permitida a qualquer pessoa. O empréstimo de publicações é permitido apenas a profissionais e alunos da Fundação Oswaldo Cruz
Orientação à busca bibliográfica
Está com dificuldade para pesquisar nas bases de dados? Entre em contato conosco.
Reprodução de acervo
As cópias de livros, periódicos ou Obras Raras poderão ser obtidos se não acarretarem prejuízo a sua conservação e de acordo com a Lei de Direitos Autorais 9.610/1998
Comutação bibliográfica
Cópias de artigos de periódicos, capítulos de livros, teses e dissertações não existentes em nosso acervo, podem ser obtidas através deste serviço que é realizado através do COMUT (IBICT). Temporariamente, o serviço está suspenso. Peça ajuda pelo nosso contato.
ISBN
Utilizado em documentos institucionais e documentos de autoria de profissionais da Casa de Oswaldo Cruz. Para mais informações entre em contato.
Solicitação de ficha catalográfica para publicações da Casa de Oswaldo Cruz
Podem solicitar estudantes ligados à Casa de Oswaldo Cruz, através do endereço https://fichacatalografica.fiocruz.br/
Visita guiada
É necessário agendamento prévio. O número máximo de visitantes é de 10 pessoas por grupo.
Oficinas
Oferecemos oficinas de normalização bibliográfica, pesquisa em bases de dados, acervos raros e especiais (autoarquivamento do Arca, pesquisa em base de dados e normalização ABNT), entre outras.
Orientação para normalização dos trabalhos acadêmicos
Fale conosco pelo bibliotecahcs@fiocruz.br
CDHS, Sala de consulta – 1º andar, sala 104
Segunda a sexta-feira, de 9h a 16h30, exceto feriados
A edição de novembro do Tema do Mês apresenta artigos da revista argelina "Archives de l’Institut Pasteur d’Algérie" e da Revista do Instituto Adolfo Lutz. Confira!
Apresenta os títulos adquiridos recentemente para o acervo da Unidade. As obras abordam temas variados, como história da medicina e das ciências biológicas, saúde pública, políticas públicas e comunicação, entre outras. Confira as novidades!