Os cursos têm por objetivo capacitar recursos humanos para o exercício profissional especializado no campo da preservação do patrimônio cultural. As atividades de formação começaram em 2006, por meio da Oficina Escola de Manguinhos, que integra o Serviço de Educação Patrimonial da Casa.
O modelo pedagógico adotado tem o saber-fazer reflexivo como elemento central, articulando teoria e prática da conservação.
Os cursos são oferecidos gratuitamente e contam com alto nível cultural nos conteúdos abordados. Eles são promovidos com linguagem acessível, possibilitando ampliar e instrumentalizar os alunos para uma apropriação mais efetiva da cultura e atitude mais cidadã.
OFICINA ESCOLA DE MANGUINHOS
A Oficina-Escola de Manguinhos (OEM) integra o conjunto de atividades do Departamento de Patrimônio Histórico (DPH). Os cursos da OEM são oferecidos, preferencialmente, a moradores da região próxima da Fiocruz, em Manguinhos, no Rio de Janeiro, com mais de 18 anos. Os cursos de formação continuada são destinados a profissionais que atuam na conservação e restauração do Núcleo Arquitetônico Histórico de Manguinhos (Nahm).