Ingresso de alunos estrangeiros

Alunos estrangeiros residentes no exterior podem se candidatar aos cursos de mestrado e doutorado do PPGHCS através do envio de um projeto de pesquisa, que será avaliado pela Comissão de Pós-Graduação do Programa.

O projeto deve obedecer os seguintes critérios:

Mestrado
Pré-projeto de dissertação de mestrado (de 6 a 10 páginas, em 5 vias, espaço 1,5, letra corpo 12) contendo obrigatoriamente:
. Apresentação e justificativa do tema de pesquisa proposto;
. Relação do tema com uma das linhas de pesquisa do Programa;
. Revisão da bibliografia pertinente ao tema proposto;
. Indicação inicial das fontes documentais.

Doutorado
Projeto de tese de doutorado (de 20 a 25 páginas em 5 vias; espaço 1,5; letra corpo 12), contendo obrigatoriamente:
. Apresentação e justificativa do tema de pesquisa proposto;
. Relação do tema com uma das linhas de pesquisa de Programa;
. Revisão da bibliografia pertinente ao tema de pesquisa;
. Indicação inicial das fontes documentais;
. Metodologia a ser utilizada;
. Bibliografia utilizada.

Para mais informações entrar em contato pelo email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Cronograma:
Envio das propostas: 11 de agosto.
Resultado: 19 de dezembro.
Início do ano letivo: março.

Bolsas disponíveis:
Os estudantes selecionados por essa modalidade podem se candidatar às bolsas do Programa de Estudantes-Convênio de Pós-Graduação - PEC-PG.

O PEC-PG é um programa administrado conjuntamente pela CAPES, Ministério das Relações Exteriores e CNPq que visa possibilitar a vinda de cidadãos oriundos de países em desenvolvimento para a realização de estudos de pós-graduação, em nível de mestrado e doutorado, em instituições de ensino superior no Brasil. (Chamada CNPq PEC-PG)

Para maiores informações sobre os países participantes do Programa, assim como os critérios de seleção, consulte o manual disponível.

Certificado Oficial de Proficiência em Português como Língua Estrangeira: (Celpe-Bras)

Outras bolsas disponíveis:
Para se candidatar às bolsas regulares oferecidas pelo programa (Capes, Cnpq, Fiocruz e Faperj) os alunos estrangeiros devem se submeter à seleção anual do programa, cujas normas e prazos estão disponíveis em: http://www.ppghcs.coc.fiocruz.br/index.php/br/ingresso/mestrado-e-doutorado

Para mais informações entrar em contato pelo email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

map

Av. Brasil, 4365 - 3º andar - Sala 307 - CDHS (Centro de Documentação e História da Saúde). CEP 21040-900 - Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ. 
Tel.: (+ 55 21) 3865-2286 / 3865-2287 / 3865-2288
Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Todo o conteúdo do Portal COC pode ser copiado, distribuído, exibido e reproduzido livremente, para fins não comerciais, desde que seja citada a fonte. A utilização para fins comerciais está sujeita a uma licença da COC/Fiocruz