Maria Rachel Fróes da Fonseca

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Pesquisadora do Departamento de Pesquisa e Professora do Programa de História das Ciências e da Saúde\Casa de Oswaldo Cruz, com Bacharelado e Licenciatura em História (PUC-RJ, 1979), Mestrado em História (UFF, 1986), e Doutorado em História Social (USP, 1997), este sob a orientação da Profa.Dra. M.Lígia Coelho Prado. Em 2012 realizou Estágio Pós-Doutoral, com apoio da CAPES, no Centro de Estudios Historicos\Colegio de México (México), sob a supervisão do Prof.Dr.Guillermo Palácios, com o projeto de pesquisa “A institucionalização das ciências no contexto de consolidação e modernização do Estado Nacional no México e no Brasil (séc.XIX/XX)”. É sub-editora da Seção Fontes do periódico História, Ciências, Saúde-Manguinhos, membro do Conselho Científico do Boletín de la Sociedad Mexicana de Historia y Filosofía de la Medicina e do Conselho Consultivo Científico da Revista da Sociedade Brasileira de História da CIência. Atualmente coordena e desenvolve o projeto “Ciência para todos: uma história da vulgarização científica entre os séculos XIX e XX no espaço ibero-americano” (PROEP/COC), que busca entender e analisar o processo de vulgarização das ciências no contexto ibero-americano, seus atores e principais instrumentos entre 1870 e 1930, analisando as distintas formas de vulgarização das ciências: livros e revistas para crianças, revistas dedicadas à vulgarização das ciências, e conferências populares. Coordena o Grupo de Pesquisa\CNPq História da medicina e da saúde: espaços institucionais e atores, e o Dicionário Histórico-Biográfico das Ciências da Saúde no Brasil – 1832-1930 (www.dichistoriasaude.coc.fiocruz.br). Tem experiência nas áreas de pesquisa e ensino em História, com ênfase em História das Ciências, especialmente nos seguintes temas: História das instituições científicas; Ciência e identidade nacional no Brasil (séculos XVIII e XIX); História das ciências na América Latina; História da medicina no Brasil.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4844817195633968

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Grupo de pesquisa do CNPq:
História da medicina e da saúde: espaços institucionais e atores. 

Linhas de pesquisa no Programa:
História das Ciências Biomédicas

Projetos de pesquisa no Programa:
História da institucionalização das Ciências Biomédicas no Brasil e na América Latina. (coordenadora)
Compreender Auguste de Saint-Hilaire, viajante e botânico.

Produção em destaque:
FONSECA, Maria Rachel Fróes da. “En honor de la patria y de la nación”:  José Antonio Alzate e a construção da ciência na Nova EspanhaDimensões - Revista de História da UFES, Vitória, n.35, p.10-37, jul./dez. 2015

FONSECA, Maria Rachel Fróes da. Ciência e educação na Escuela Nacional Preparatoria (México, 1867)História Unisinos, São Leopoldo, RS, v.18, n.1, p.56-67, jan./abr. 2014.  

FONSECA, Maria Rachel Fróes da. A institucionalização das práticas científicas na Corte do Rio de Janeiro. In: KURY, Lorelai; GESTEIRA, Heloisa (orgs.). Ensaios de história das ciências no Brasil. Das Luzes à nação independente. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2012.  pp.293-305. 

FONSECA, Maria Rachel Fróes da. A Institucionalização das ciências no contexto de consolidação e modernização do Estado Nacional no México e no Brasil (séc.XIX/XX). In: ALVARADO, Minerva Contreras (ed.). Avances en Historia y Estudios Sociales sobre la Ciencia y la Tecnología. Trabajos en la SMHCT 2011-2012. Ciudad de México: Sociedad Mexicana de Historia de la Ciencia y la Tecnología, 2012. pp. 291-311.

FONSECA, Maria Rachel Fróes da. A natureza concedeu a cada país ou a cada clima seus privilégios exclusivos: a natureza brasileira na obra de Manuel Arruda da Câmara. Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas, Belém, v.5, n.2, p.243-252, 2010.  

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